O segundo olhar de Jesus — Reflexão sobre Lucas 19.1–10

Thiago Holanda Dantas
2 min readFeb 6, 2023

--

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa. (Lc.19.5)

Zaqueu estava curioso para ver Jesus, sua curiosidade havia sido despertada pelas obras que ele estava realizando por toda a Judeia.

Pensando estar protegido da multidão e da visibilidade de Jesus, Zaqueu foi surpreendido por um olhar para cima ou um segundo olhar (ᾰ̓νᾰβλέπω) de Jesus, acompanhado da ordem: ‘Preciso ficar na sua casa!’

A única resposta adequada a essa ordem era atender com alegria.

A atitude de Jesus foi mal vista pelos que conheciam Zaqueu, já que sabiam da sua história corrupta.

Zaqueu, por sua vez, respondeu a seus conhecidos e a Jesus com a única resposta possível — a convicção de seu pecado e o arrependimento de suas más obras.

Depois de confessar e mostrar o selo do verdadeiro arrependimento através da restituição às suas vítimas, Jesus pronunciou o veredito: ‘Hoje houve salvação nesta casa (Lc.19.9)’. Afinal, Zaqueu era um filho de Abraão, não somente pelo sangue, porém por ter respondido em fé, como seu antepassado (Gn. 15.6), ao chamado de Jesus. O “hoje” escatológico, que alcançou o ladrão na cruz (Lc. 23.43), tinha chegado para Zaqueu! O hoje temporal não se aplicaria mais a ele, pois o Sol da justiça e a Estrela da manhã brilhariam na eternidade do dia do Senhor que havia sido decretado e a missão de Jesus, “buscar e salvar o que estava perdido” (Lc.19.10), havia sido cumprida.

--

--

Thiago Holanda Dantas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2